
São exemplos de alimentos low carb:
Por EVANDRO PAVANETE.
Criador de conteúdo digital.
Alimentos low carb (ou de baixo teor de carboidratos) são aqueles que contêm uma quantidade reduzida de carboidratos em comparação com a dieta tradicional, sendo geralmente mais ricos em proteínas e gorduras saudáveis. As dietas low carb têm como objetivo reduzir a ingestão de carboidratos para ajudar no controle do peso, no controle glicêmico, e na melhora de condições metabólicas.
A dieta low carb é flexível e pode ser ajustada conforme as necessidades e preferências individuais. O foco é consumir alimentos frescos e naturais, evitando alimentos processados ricos em carboidratos refinados.
Confira abaixo uma lista com 20 alimentos permitidos em uma dieta low carb.
Rica fonte de proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais. Os ovos são versáteis e podem ser preparados de várias maneiras. Além disso, contêm gorduras saudáveis e quase nenhum carboidrato.
Abacates são ricos em gorduras saudáveis, especialmente ácido oleico, e fibras. Contêm pouquíssimos carboidratos e ajudam a melhorar a saúde do coração. São ótimos para saladas, guacamole ou até mesmo em vitaminas.
Uma excelente fonte de proteína magra, o frango contém quase nenhum carboidrato. As opções de frango sem pele são especialmente populares em dietas low carb, pois têm menos gordura.
O salmão é um peixe rico em ácidos graxos ômega-3, benéfico para a saúde do coração e do cérebro. Não contém carboidratos e é uma excelente escolha de proteína em dietas low carb.
Vegetal crucífero rico em fibras e antioxidantes e com poucos carboidratos, o brócolis é ótimo para refogados, saladas ou como acompanhamento em diversas refeições.
Queijos como cheddar, parmesão e mussarela são ricos em gorduras e proteínas, com pouquíssimos carboidratos. Eles também fornecem cálcio e outros nutrientes essenciais.
A couve-flor é muito versátil e pode ser usada como substituta do arroz ou até mesmo como base para massas de pizza. É um vegetal de baixo carboidrato com alta concentração de vitamina C e fibras.
Uma gordura saudável rica em antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados, o azeite de oliva é uma excelente fonte de energia em uma dieta low carb. Ideal para cozinhar ou temperar saladas.
As amêndoas são uma oleaginosa rica em gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Têm baixo teor de carboidratos e são perfeitas para lanches rápidos ou para usar em receitas de farinhas low carb.
Um vegetal folhoso extremamente nutritivo e com baixíssimo teor de carboidratos. É rico em ferro, cálcio e vitamina K, além de antioxidantes que ajudam a proteger a saúde das células.
Embora seja um alimento processado, o bacon é popular em dietas low carb devido ao seu alto teor de gordura e proteína, e quase nenhum carboidrato. Deve ser consumido com moderação e preferencialmente versões com menos aditivos.
O coco fresco tem baixo teor de carboidratos e é rico em gorduras saudáveis. O óleo de coco, especialmente, contém triglicerídeos de cadeia média (TCM), que podem fornecer energia rápida e auxiliar na queima de gordura.
Um vegetal de baixa caloria e carboidratos, a abobrinha é extremamente versátil. Pode ser consumida crua, cozida ou até usada como substituta do macarrão em uma versão chamada “zoodles” (espaguete de abobrinha).
A manteiga é uma fonte pura de gordura com zero carboidratos. Rica em vitaminas A e K2, é excelente para cozinhar ou adicionar em receitas. É importante optar por manteigas de boa qualidade, de preferência provenientes de leite de vacas alimentadas com pasto.
Um peixe rico em ômega-3 e proteínas, a sardinha é uma excelente escolha low carb. Além de não conter carboidratos, é uma fonte significativa de vitamina D, cálcio e fósforo.
Com alto teor de gordura e poucos carboidratos, o creme de leite é utilizado em receitas de molhos, sobremesas e cafés low carb. Fornece uma textura cremosa e rica a muitos pratos.
Uma das frutas mais baixas em carboidratos, a framboesa é rica em fibras e antioxidantes. É uma excelente opção de fruta para quem segue uma dieta low carb, especialmente quando consumida com moderação.
Com muito poucos carboidratos e alto teor de fibras, a berinjela é um vegetal que pode ser usado em refogados, assados ou como substituto de massas em lasanhas low carb.
Uma excelente fonte de proteína magra e rica em ômega-3, o atum enlatado em água ou óleo é prático e não contém carboidratos. É ideal para saladas, wraps ou para comer com vegetais.
As nozes são ricas em gorduras saudáveis, fibras e proteínas, com um baixo teor de carboidratos. São uma boa opção de lanche ou ingrediente para incrementar saladas e receitas.
Esses alimentos complementam uma dieta low carb equilibrada e nutritiva, fornecendo uma grande variedade de nutrientes essenciais e sabor. A chave é variar as opções e buscar alimentos frescos e de qualidade.