Jornada Alimentação Saudável

Benefícios da Berinjela para a saúde

 

 

Por EVANDRO CARLOS PAVANETE.

Formado em Ciência da Computação. Criador de conteúdo digital.

 

 Publicado em 22/09/2023 às 13:15.

A berinjela (Solanum melongena) é uma planta originária da Índia e é cultivada em todo o mundo por suas frutas comestíveis. Ela pertence à família das Solanaceae, que também inclui plantas como o tomate, a batata e a pimenta.

Cultivada há mais de 4 mil anos, ela se espalhou através dos árabes, que trouxeram berinjela à África e ao Mediterrâneo Europeu, chegando ao Brasil, pelos exploradores portugueses no século XVI.

Existem várias variedades de berinjela, com diferentes tamanhos, formas e cores. As mais comuns incluem a roxa (a variedade mais conhecida), a branca, a listrada e a japonesa.

Com baixo valor calórico (20 calorias a cada 100 g) e rico em fibras, o alimento é uma excelente fonte de ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, proteínas e contém quantidades significativas de vitamina A, B1, B2, B5, C e alcalóides.

Ingrediente versátil na cozinha, ela pode ser preparada de várias maneiras, como grelhada, assada, cozida, refogada, à milanesa, recheada, em conserva, com molho branco, em saladas, massas, omeletes e como ingrediente de diversas receitas. 

Confira os valores nutricionais aproximados para uma porção de 100g de berinjela crua:

 Nutriente Quantidade
 Calorias 20
 Proteínas 1 g
 Gorduras 0,2 g
 Carboidratos 6 g
 Fibras 3 g
 Vitamina C 2,2 mg
 Vitamina K 3,5 mcg
 Vitamina B6 (Piridoxina) 0,1 mg
 Potássio 230 mg
 Magnésio 14 mg
 Ferro 0,23 mg
 Cálcio 9 mg
 Fósforo 26 mg
 Ácido fólico 20 mcg

 

Benefícios da berinjela para a saúde

1. Auxilia no controle do peso

A berinjela é baixa em calorias e rica em fibras, o que a torna um excelente alimento para quem busca controlar o peso. As fibras ajudam a aumentar a saciedade, reduzindo assim o consumo de calorias.

2. Saúde do coração

O alimento contém antioxidantes, como a nasunina, que podem ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a função vascular e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, suas fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

3. Regulação do açúcar no sangue

A presença de fibras na berinjela ajuda a retardar a absorção de açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes ou para quem deseja manter níveis estáveis de glicose no sangue.

4. Melhora a digestão

As fibras do alimento auxiliam na saúde digestiva, promovendo movimentos intestinais regulares e prevenindo a constipação. Ele também pode ajudar a aliviar problemas gastrointestinais leves.

5. Saúde do cérebro

Os antioxidantes presentes na berinjela, como a nasunina, têm sido associados à proteção das células cerebrais contra danos oxidativos, o que pode contribuir para a saúde do cérebro a longo prazo.

6. Propriedades antioxidantes

Os antioxidantes do alimento ajudam a combater os radicais livres, protegendo as células e tecidos do corpo contra danos causados pelo estresse oxidativo, o que pode contribuir para a prevenção de doenças crônicas.

7. Saúde ocular

A berinjela contém carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que são benéficos para a saúde dos olhos. Esses compostos podem ajudar a prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular.

8. Função hepática

Alguns estudos sugerem que a berinjela pode ajudar a melhorar a função hepática e a proteger o fígado contra danos causados por toxinas e substâncias prejudiciais.

9. Alívio de inflamações

A berinjela pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que é benéfico para pessoas com condições inflamatórias crônicas, como artrite. Isso é atribuído aos antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que ela contém.

10. Controle do colesterol

Com alto teor de fibras alimentares, a berinjela também se torna uma aliada para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo o entupimento das veias e deixando o coração mais saudável.

Receita: Parmigiana de berinjela

Ingredientes:

  • 2 berinjelas médias
  • 1 xícara de molho de tomate
  • 1/2 colher de chá de orégano
  • 1/2 colher de chá de manjericão seco
  • 1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em flocos (opcional)
  • 2 xícaras de queijo muçarela ralado
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • Folhas de manjericão fresco para decorar (opcional)
  • Azeite de oliva
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Lave as berinjelas e corte-as em fatias finas, no sentido do comprimento. Você pode deixar a casca ou descascá-las, conforme preferir.
  3. Coloque as fatias de berinjela em uma assadeira, polvilhe sal sobre elas e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Isso ajudará a remover o excesso de umidade e amargor da berinjela. Depois de 30 minutos, enxágue as fatias de berinjela e seque-as bem com papel toalha.
  4. Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo médio-alto. Grelhe as fatias de berinjela até que fiquem douradas de ambos os lados. Adicione mais azeite, conforme necessário. Reserve as fatias grelhadas em um prato.
  5. Em uma panela, aqueça o molho de tomate em fogo médio. Tempere-o com orégano, manjericão seco e pimenta vermelha em flocos (se preferir um toque picante).
  6. Em uma forma refratária, monte camadas alternadas de berinjela grelhada, molho de tomate e queijo muçarela ralado. Repita até que todos os ingredientes sejam usados, terminando com uma camada de queijo muçarela por cima.
  7. Polvilhe o queijo parmesão ralado sobre a camada de muçarela.
  8. Leve a forma ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 25-30 minutos, ou até que o queijo esteja borbulhante e dourado.
  9. Retire a parmigiana de berinjela do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

LEIA TAMBÉM

Conheça 10 incríveis benefícios da Abóbora para a saúde.

12 benefícios da Cenoura para a saúde e mais uma deliciosa receita.

10 benefícios do Pepino para a saúde e mais uma deliciosa receita.

Conheça 12 importantes benefícios da Beterraba para a saúde.